O PABX não é nada mais que uma central de linha telefônica Basicamente é um equipamento presente em diversas empresas e escritórios que têm a necessidade de conectar ambientes por linha telefônica. A sigla em inglês significa Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), e caracteriza sua principal função: viabilizar uma rede interna de telefonia, oferecendo facilidade e eficiência à rotina de trabalho.
Estes aparelhos aperfeiçoam o sistema de comunicação, melhorando o atendimento e a comunicação corporativos, permitindo maior organização no ambiente profissional. Ao instalar o dispositivo, pode-se dar um destino correto às ligações, implantando um ramal por setor, ou ainda, otimizar o trabalho, realizando chamadas simultâneas, por exemplo.
Ao contrário do que muitos pensam, escolher dentre os tipos de PABX disponíveis no mercado deve ser uma tarefa realizada com o mesmo afinco utilizado para definir a infraestrutura, a comunicação interna e a equipe de trabalho.
PABX ANALÓGICO
PABX DIGITAL
PABX HÍBRIDO
PABX IP
PABX CLOUD
PABX Analógico
O PABX analógico é a versão mais tradicional desse sistema, ele opera por meio de empresas de telefonia fixa e não possui recursos avançados. Em empresas que não prestam serviços muito elaborados essa tecnologia pode suprir as necessidades em comunicação interna e externa., nesta versão, permite:
- Chamada em espera;
- Inclusão de senhas para os ramais;
- Bloqueio de ligações a cobrar;
- Realizar ligações entre ramais;
- Receber chamadas externas;
- Identificador de chamadas.
PABX Digital
Diferente do anterior, o PABX digital funciona com linhas digitais que não são fornecidas por qualquer operadora de telefonia, apenas as maiores. É uma evolução do PABX analógico e, portanto, tem, além dos recursos e funcionalidades do analógico, alguns outros mais avançados e de melhor qualidade como:
- A eliminação de ruídos;
- O controle do volume da escuta;
- Discagens diretas para ramais (DDR);
- Interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de entroncamento digital;
PABX Híbrido
O PABX híbrido foi criado quando a VoIP se tornou uma ferramenta de negócios popular. Neste modelo de PABX, a tecnologia VoIP (Voz Sobre Protocolo de Internet) e as melhores funções do analógico e do digital são integrados.
Na prática, a hibridização significa que além das linhas convencionais, o PABX Híbrido, por meio dos números VoIP, indica qual é a rota mais barata para as chamadas, a cada ligação.
Dentre as vantagens do PABX Híbrido está o fato de que grande parte do mercado de telefonia, no Brasil, ainda funciona com tecnologia analógica e, assim, os Híbridos auxiliam nessa transição. Ele permite que seja utilizada ora uma tecnologia, ora outra, de acordo com o tipo de chamada que será realizada.
PABX IP
PABX Cloud
O PABX Cloud geralmente tem as mesmas funcionalidades que o PABX IP, mas possui algumas diferenças vantajosas em relação a esse: ele é alocado em servidores em nuvens.
Essa modalidade é uma solução de telefonia digital. Além das vantagens do PABX convencional, já citadas, esse tipo possui recursos como:
- Automação do atendimento (mensagens, menus etc.) melhorando a experiência dos clientes;
- Personalização dos atendimentos de acordo com o horário de funcionamento da empresa;
- Gravação de todas as conversas que são recebidas ou realizadas na empresa e para a empresa;
- Monitoramento da qualidade do atendimento ao cliente e geração de relatórios de conversões;
- Chamada em espera que coloque os clientes em filas de atendimento, informando-os o tempo de espera;
- Desvio de chamadas (conhecido como siga-me) que quando acionado pode redirecionar as ligações para os colaboradores no celular ou em outro telefone, sempre que for necessário;
- Teleconferências que permitem reuniões de qualquer telefone.
O cloud não depende da internet para atender o cliente. Assim, se, por algum motivo, a internet da empresa ficar indisponível, ele pode direcionar para um celular, funcionalidade essa que o IP não possui.